Padroeiro

Origem

 

A palavra Arcanjo tem duas raízes, “arch” e “angelos”.

O prefixo grego “arch” (ἀρχ) deriva de “arché” (ἀρχή) que se refere tanto a “começo, ponto de partida, princípio”, como “suprema substância subjacente” ou “princípio supremo indemonstrável”.

A partir dessa raiz “arché” temos “arch”, em português, sendo traduzido como “acima”, “superior” ou “mais importante” e “o que governa, que dirige, que comanda, que lidera”.

Quanto ao grego “angelos” (άγγελος), vertido para “anjo”, significa simplesmente “mensageiro”.

A partir dessas raízes, a palavra “Arcanjo” (αρχάγγελος) traduz-se para “Líder dos Mensageiros”, “Chefe dos Mensageiros”  "Capitão dos Anjos"  ,"Primeiro Anjo"  , “Acima dos Anjos”, “Superior aos Anjos”, “Anjo Superior” ou “Anjo Chefe”.

 

 

Papel

 

Os católicos romanos e os ortodoxos geralmente referem-se a Miguel como "São Miguel Arcanjo". Nos ensinamentos católicos, São Miguel tem quatro papéis principais: O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes no seu triunfo sobre as hostes infernais . O segundo e o terceiro papel de Miguel lidam com a morte.

 

No segundo, Miguel é o anjo da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu. Neste papel, na hora da morte, Miguel desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus asseclas. No terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada (daí o motivo de ele ser também muitas vezes representado 

segurando uma balança). No quarto papel, São Miguel, o patrono especial do povo escolhido no Velho Testamento, é também o guardião da Igreja. Era comum o anjo ser reverenciado por ordens militares de cavaleiros durante a Idade Média. Este papel também se estende a padroeiro de numerosas cidades e países.

 

Patrono

 

No cristianismo medieval, Miguel, juntamente com São Jorge, se tornaram santos patronos da cavalaria medieval e é hoje considerado como o santo patrono dos oficiais de polícia e militares.

Além de ser o patrono de guerreiros, os doentes e os aflitos também consideram o Arcanjo Miguel como seu santo padroeiro . Baseando-se na lenda de sua aparição do século VIII em Mont-Saint-Michel (França), o Arcanjo também é o santo patrono dos marinheiros.

O dia do Arcanjo São Miguel comemora-se a 29 de Setembro.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_(arcanjo)